inpiration_hero_1.jpg

FREIXO
CHARDONNAY

FREIXO CHARDONNAY

Portugues

DENOMINAÇÃO


Vinho Regional Alentejano




SUB-REGIÃO


Redondo




CASTAS


Chardonnay




VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO


Plantado num Terroir preciso na Herdade do Freixo, onde predominam os ventos frescos da Serra d’Ossa, as uvas são selecionadas e vindimadas nas primeiras horas do dia. Após o desengace total e uma ligeira prensagem, o mosto fermenta em barricas de carvalho Francês seguido de batonnage durante 4 meses sobre borras finas. Após a selecção do lote, o vinho é filtrado e engarrafado jovem de forma expressar o carácter da casta Chardonnay.




CONSUMO E LONGEVIDADE


Temperatura ideal de consumo a 10°C. Acompanha tanto pratos simples de peixe fresco, saladas e carnes brancas, como a gastronomia de forte intensidade aromática oriental e os assados e estufados mediterrânicos. Também combinado com sushi e delicados pratos de fusão, harmoniza os aromas e sabores de uma forma complementar e equilibrada.




NOTAS DO ENÓLOGO


Reflete toda a profundidade aromática da casta Chardonnay, mas com a forte influencia do Terroir do Freixo. É um vinho rico e expressivo, de cor dourada e brilhante. As notas de mineralidade destacam-se em harmonia com os frutos tropicais frescos e a discreta tosta da madeira. Na boca é amplo, com pêssego branco, ananás, marmelo e com um final amanteigado. Uma óptima acidez equilibra-o e dá-lhe comprimento de prova.




A VINDIMA DE 2018


A uma Primavera muito chuvosa, seguiu-se um Verão extremamente quente, com vários dias seguidos com a temperatura máxima a ultrapassar os 40 ºC, mas com as noites durante o mês da maturação, bastante frescas e algumas mesmo frias. Esta amplitude térmica, associada ao microclima provocado pela Serra d’Ossa e à rega abundante, originou maturações prolongadas e uvas equilibradas, com as castas brancas a apresentarem excelente equilíbrio açúcar/acidez e excelentes notas aromáticas. A vindima iniciou-se pela casta Chardonnay e prosseguiu pelo Sauvignon blanc, Alvarinho e finalmente Arinto.




ANO


2018





Portuguese Crafty


ENÓLOGIA

Diogo Lopes

 

ANÁLISE QUÍMICA

Álcool: 13,5 %
Açucares redutores: 0,5

Acidez Total: 5,8
PH: 3,57

QUANTIDADE PRODUZIDA

13 333 garrafas

Download Ficha técnica
2017
2016
Outros Anos

SUBSCREVA A NOSSA MAILLING LIST, PROMETEMOS MANTER-NOS EM CONTACTO

  • Facebook
  • Instagram

Adega

Conceito

Produção

Vinhos

Freixo Reserva

Tinto 2016

Branco 2018

Freixo Family Collection

Tinto 2016

Freixo Chardonnay

2018

Freixo Sauvignon Blanc

2018

Freixo Alvarinho

2018

Freixo Terroir

Tinto 2018

Branco 2018

Rosé 2018

Confinanciado por: